Pão

Esse fim de semana eu fui bem prendada no que diz respeito a panificação: Fiz uma receita de pão (que ficou parecendo um cogumelo nuclear, de tão grande) e ajudei a moldar outra fornada (que ficou normal). A receita era uma de massa de esfiha do Canadá Diário e eu gostei dela porque a massa não fica tão quebradiça/craquelenta por causa do leite. Minha única alteração seria com relação as quantidades, já que 1kg de farinha deu um pão gigantesco. Em parte foi erro meu, eu podia tranquilamente ter feito 4 pães menores, mas como o meu forno é bem pequeno, eu não queria fazer 4 fornadas diferentes. Enfim, errando, aprendendo e refazendo.

A segunda fornada foi de pães bolinha, eu dei a sugestão de moldar assim pra ficar mais fácil de comer, já que aquele pão gigante estava um pouco ruim de cortar… Colocamos as bolinhas na assadeira, depois da segunda fermentação, e deixamos lá crescendo. Eu deixaria crescer por algumas horas até assar, porque o miolo ficou extremamente denso, o que também foi um problema do primeiro pão…

No geral o saldo foi positivo: gastando metade do que você gastaria em uma padaria, você consegue o dobro de pão, caseiro e com a certeza de que nenhum padeiro porco mexeu na sua massa ^_^ E sobre a bagunça/demora: realmente faz uma baguncinha, mas com a prática você não faz tanta sujeira assim. Se você acha que demora, são 10 minutos pra separar os ingredientes, 15 minutos sovando e 10 minutos pra limpar a sujeira. O que demora mesmo é a fermentação, mas você não tem obrigação de ficar olhando isso, então mesmo que o processo todo demore, você não fica presa a ele todo esse tempo. Ou seja: vale a pena!

Fotinhoooooos 😀

Pão/cogumelo nuclear

Pão/cogumelo nuclear

Pão bolinha, ficou do tamanho do "eggsponge" :)

Pão bolinha, ficou do tamanho do “eggsponge” 🙂

Deixe um comentário

